Fertilidade

 

Confira abaixo mais informações de exames disponíveis no laboratório que irão te auxiliar a em relação a Fertilidade.

 

Fertilidade
Microdeleção cromossoma Y

A infertilidade é uma doença dos órgãos reprodutores que leva à incapacidade de um casal de se reproduzir após 12 meses de relações sexuais desprotegidas. Pode ter causas femininas, masculinas, ambas ou idiopática. Acredita-se que entre 40% a 60% dos casos de infertilidade o problema seja de origem masculina devido a condições externas, como varicocele, obstrução
do ducto espermático, exposição a toxinas (calor, irradiação, medicamentos esteroides anabolizantes) e causas hormonais, ou internas como aberrações cromossômicas ou a mutações gênicas e microdeleções no cromossomo Y.As microdeleções podem levar a uma ausência de esperma (azoospermia), diminuição no número (oligozoospermia), alteração da forma (teratozoospermia), da capacidade de motilidade (astenozoospermia) ou da vitalidade (necrospermia).As microdeleções no Yq são as causas genéticas mais comuns frequentes (7 a 10%) da infertilidade masculina. Estudos citogenéticos sugerem que as microdeleções do Yq sejam os fatores responsáveis por 10‐15% das azoospermia não obstrutiva, oligozoospermia severa e oligozoospermia leve.

Estudos recentes de infertilidade masculina demonstraram microdeleções em uma região localizada no braço longo do cromossomo Y (Yq), denominada AZF (Fator para Azoospermia), que compreende três distintas sub-regiões: AZFa, AZFb, AZFc.

Essas regiões possuem informações genéticas responsáveis pelas etapas de produção e maturação dos espermatozoides durante a espermatogênese normal. As microdeleções podem abranger uma ou mais regiões, e levar a uma espermatogênese mais ou menos grave, sendo que as microdeleções em AZF são encontradas em aproximadamente 38% dos homens azoospérmicos e em 23% dos homens com oligospermia severa.

As microdeleções completas de AZFa resultam em aplasia das células germinativas. A deleção de AZFb provoca uma parada na meiose I, caracterizada pela presença de células germinativas que não completaram o desenvolvimento espermatogênico e pararam no estado espermatócito primário.

A região AZFc é a mais comumente deletada nos homens inférteis (60%), e condiciona a hipoespermatogênese (HP). A deleção completa de AZFc remove oito famílias de genes, incluindo todos os membros da família de genes DAZ (deletado em azoospermia). O gene DAZ é expresso especificamente no tecido testicular, onde codifica a proteína “repetição DAZ” que se liga ao RNA.

A literatura indica que se devem pesquisar microdeleções no cromossomo Y em todo o homem com concentração espermática inferior a cinco milhões de espermatozoides/mL, ou seja, casos de oligozoospermia severa e azoospermia.

INDICAÇÕES:
Diagnóstico da causa da infertilidade masculina. Está indicado em homens com contagem de espermatozóides menor que 5 milhões/mL.

Cariótipo

Estudo da constituição cromossômica com identificação dos cromossomos de acordo com suas características. As anormalidades podem corresponder a doenças genéticas frequentes e responsáveis por morte, abortamento espontâneo ou diminuição da qualidade de vida. Sinônimos: cariótipo banda G; Cariótipo em Prometase Bandeamento G; estudo cromossômico; Estudo citogenético com designação do material a ser estudado; Indicações: Diagnóstico de anomalia cromossômica; anomalias congênitas múltiplas (malformações) e/ou atraso do crescimento e psicomotor; alterações da diferenciação sexual; amenorréia primária; retardo puberal; abortos múltiplos e infertilidade, entre outros. O diagnóstico precoce pode permitir a abordagem terapêutica precoce, a identificação de parentes afetados pré-sintomáticos e fornece a possibilidade de aconselhamento genético dos progenitores.

Índice de Fragmentação do DNA dos espermatozoides

Existem casos de pacientes com concentrações razoavelmente boas de espermatozoides móveis, vitalidade e morfologia normais, porém, ainda assim, com insucesso gestacional. É aí que entram os exames complementares, como por exemplo o exame específico que avalia o índice de espermatozoides com DNA fragmentado. Diversas publicações referem que elevados índices de espermatozoides com DNA fragmentado (> 30%) estão relacionados com baixas taxas de sucesso na fertilização in vitro e também apresentando comprometimento nas taxas de implantação do embrião.

Espermograma

Quando o paciente precisa realizar um exame de espermograma, certamente fica pensativo com relação ao ambiente que irá encontrar no laboratório.

Entendemos que alguns homens apresentam dificuldade para realizar coletas de sêmen, por conta do constrangimento, receio e insegurança.  Por isso contamos com alguns diferencias para proporcionar um ambiente discreto, acolhedor e tranquilo para seus pacientes, visando sempre a discrição, conforto e uma coleta satisfatória.

Espermograma Computadorizado

O espermograma computadorizado é um exame de grande importância no acompanhamento da investigação do potencial de fertilidade masculina, apresentando resultados objetivos através de medidas realizadas por computador da morfologia espermática e da velocidade dos espermatozoides.

Espermograma com processamento Seminal (Percoll, SwinUp)

Em casos de alteração leve do sêmen, a inseminação intrauterina pode ser uma opção de tratamento, em que o sêmen é melhorado no laboratório, antes de ser colocado no interior do útero. Exame útil quando há indicação de tratamento de Inseminação Intrauterina para o casal. O processamento seminal é um exame complementar à análise seminal, onde é avaliado as condições de separação/recuperação dos espermatozoides móveis, fornecendo informações importantes para a decisão médica referente ao caminho da fertilização a ser adotado.

Espermocultura com Antibiograma

A espermocultura realiza análise microbiológica do sêmen, identificando possíveis agentes patogênicos responsáveis por processos inflamatórios. Uma vez identificado, realiza-se o antibiograma que identificará o antibiótico ideal para o tratamento.

Morfologia de Kruger

A análise da morfologia espermática pelo método de Kruger tem a propriedade de fornecer informações sobre a qualidade e a viabilidade dos espermatozoides e correlaciona-los com o sucesso da fertilização.

Swelling Teste

O Swelling teste (também conhecido como teste hipoosmótico) permite avaliar a integridade fisiológica da membrana espermática. Esta metodologia realiza uma troca de íons entre a membrana celular e o meio. Espermatozoides maduros possuem a propriedade de inchar-se nesta solução, especialmente na região caudal.

Teste de Estresse para espermatozoides

O teste de Estresse para espermatozoides é um bom avaliador do perfil energético dos espermatozoides através da metodologia onde eles são submetidos a temperaturas elevadas em um período de tempo.

Pesquisa de Espermatozoides na urina

A pesquisa de espermatozoides na urina, tem como finalidade identificar pacientes com suspeita de ejaculação retrógrada (o sêmen ao invés de sair pela uretra é desviado durante a ejaculação para a bexiga). Posteriormente faz-se uma avaliação do potencial de fertilidade desta amostra através de gradiente de Percoll.

Pesquisa de Anticorpos Anti-espermatozoides

A pesquisa de anticorpos anti-espermatozoides é capaz de identificar imunoglobulinas na superfície do espermatozoide, responsáveis pela imobilização ou aglutinação destes, impedindo a penetração através do trato reprodutor feminino.

Dosagem de Frutose no Sêmen

FRUTOSE: Responsável pela motilidade dos espermatozoides, reflete a função secretora das vesículas seminais, sendo que uma quantidade adicional se origina na ampola do canal deferente. Resultados muito baixos de frutose são encontrados na falha funcional ou na agenesia das vesículas seminais.

ÁCIDO CÍTRICO: indicador da função prostática, sua determinação resulta em um excelente marcador da atividade androgênica, apresentando valores elevados em infecções prostáticas, sendo amplamente utilizado como parte integrante de uma análise do sêmen.

Painel de DST

Painel DST ampliado: Este exame é realizado em raspado uretral ou urina e é capaz de detectar diversos patógenos relacionados com as doenças sexualmente transmissíveis:

  • Chlamydia trachomatis
  • Naisseria gonorreae
  • Ureaplasma urealyticum
  • Micoplasma hominis
  • Micoplasma genitalium
  • Herpes 1 e 2
  • Trichomonas vaginalis
Carga viral do HIV no Sêmen

A carga viral do HIV no sêmen tem como objetivo quantificar as partículas do HIV produzidas e presentes no plasma seminal.

Carga viral da Hepatite C no Sêmen

A carga viral da Hepatite C no sêmen tem como objetivo quantificar as partículas do vírus da Hepatite C produzidas e presentes no plasma seminal.

Carga viral da Hepatite B no Sêmen

A carga viral da Hepatite B no sêmen tem como objetivo quantificar as partículas do vírus da Hepatite B produzidas e presentes no plasma seminal.

O Hormônio Anti-mülleriano

É um marcador da reserva ovariana e tem como objetivo predizer a resposta à estimulação da ovulação. Pode ser útil na predição de hiper-respostas em pacientes com síndrome dos ovários policísticos, além de indicar o perfil de cada paciente.

Teste pós-coital ou Sims-Hühner

É realizado durante o período ovulatorio, entre 4-12 horas após a relação sexual. É verificado a presença ou não de espermatozoides e a motilidade dos mesmos em presença do muco cervical.

Painel DST ampliado

Este exame é realizado em raspado endocervical ou urina e é capaz de detectar diversos patógenos relacionados com as doenças sexualmente transmissíveis:

  • Chlamydia trachomatis
  • Naisseria gonorreae
  • Ureaplasma urealyticum
  • Micoplasma hominis
  • Micoplasma genitalium
  • Herpes 1 e 2
  • Trichomonas vaginalis
A análise do Cariótipo

Estudo da constituição cromossômica com identificação dos cromossomos de acordo com suas características. As anormalidades podem corresponder a doenças genéticas frequentes e responsáveis por morte, abortamento espontâneo ou diminuição da qualidade de vida. Sinônimos: cariótipo banda G; Cariótipo em Prometase Bandeamento G; estudo cromossômico; Estudo citogenético com designação do material a ser estudado; Indicações: Diagnóstico de anomalia cromossômica; anomalias congênitas múltiplas (malformações) e/ou atraso do crescimento e psicomotor; alterações da diferenciação sexual; amenorréia primária; retardo puberal; abortos múltiplos e infertilidade, entre outros. O diagnóstico precoce pode permitir a abordagem terapêutica precoce, a identificação de parentes afetados pré-sintomáticos e fornece a possibilidade de aconselhamento genético dos progenitores.

Dosagens hormonais

São realizadas durante o ciclo menstrual, procurando-se avaliar a real existência, a qualidade e a época da ovulação. Devem ser feitas na época adequada e os hormônios dosados são geralmente os seguintes: FSH, LH, ESTROGÊNIO, PROLACTINA, PROGESTERONA e outros, que poderão ser indicados de acordo com as suspeitas diagnósticas como por exemplo o exame da tireoide.

Importante para mulheres com abortos de repetição

A Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (SAF) foi descrita no início da década de 80 e caracteriza-se como uma doença crônica na qual o organismo produz anticorpos que afetam a coagulação do sangue, tornando-o mais propenso a coagular. A análise de vários tipos de fosfolípides, tais como: cardiolipina, fosfatidilserina, fosfatidil-inositol, ácido fosfatídico, fosfatidil-etanolamina, quando presentes em títulos elevados, podem levar a lesões do endotélio, que é o tecido epitelial de revestimento dos vasos sanguíneos e, como consequência, levar a formação de coágulos dentro dos mesmos. A presença de microtrombos em uma placenta em formação é altamente prejudicial, levando a áreas de infartos e impedindo as trocas materno-fetais, resultando frequentemente em abortamento.

O teste de Kremer cruzado

É um teste in vitro, onde é realizado a análise do perfil de motilidade entre o muco cervical e os espermatozoides do casal e comparando com padrões normais.

O Slide Teste ou Teste em Lâmina

Descrito por Kurzrok & Miller, é um exame onde é avaliado a capacidade de penetração do espermatozoide no muco cervical, servindo como um complemento na investigação da infertilidade do casal.

Entre em contato

De segundas a sextas-feiras, das 7h30 às 18h30.

Veja onde encontrar

Veja onde encontrar um dos nossos laboratórios.

Saiba mais

Receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações